segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Onda Grega Por:Wolfman

O Punk teve seu impacto na Grécia como todos os países do mundo, em 1980 a cena Punk Rock e New Wave começaram a crescer, bandas como Stress, Ex Humans, Genia Tou Xaous e Adieksodo tinha tomado forma. Junto a cena Punk, uma série de bandas começaram a surgir, cada uma com um som único, estas bandas tiveram um som mais experimental e obscuro influenciados pela cena underground da Inglaterra, algumas destas bandas são: Yell ‘O’ Yell, Metro Decay e Villa 21, que se juntaram ao selo independente Creep Records. O primeiro lançamento do selo foi Yell’O’Yell com o single Shoot The Truth em 1982, Yell’O’Yell lidereado por Filotas Vaskalis “Fill Scars” (vocal-guitarra), Haris Kirkilis “Hurry Low” (baixo) e Vaggelis Kazilieris “Baby S. Bang” (bateria). Após seu lançamento vieram depois Fun Time (1983), Hello Hell (1984) e por fim XIII (1986) sendo este último pelo selo Smash Records. Na década de 90 Fill Scars morre de overdose.
Em 1982, Creep Recods também lançou dois singles (I See No ! / The Dream) do Villa 21, eles lançaram seu primeiro album em 1983 A Ghost On The Move, em seguida Move (7") e Men Of Clay (1985). Com o novo selo Wipe Out! Records, Electric Poison (1987) e House Of The Damned (1988). E por fim Hellucinations (1990) pelo selo Penguin. Sua primeira aparição ao vivo foi no clube Sofita em 1982. Foram os primeiros a terem seu video clipe exibido na televisão Grega com a música Annie’s Animal, mostrado no programa musical Mousikorama. Sua primeira formação em 1980 foi Babis Dalidis (bateria), Fill Scars (guitarra) e Kostas Pothoulakis (vocal-guitarra). A Banda terminou em 1991 e em 1993 Kostas Pothoulakis morreu em um acidente de carro.
Em 1983 Creep Records lança o 7” ("Skies"/Keemilia") do Metro Decay, em 1984 Ypervasi seu último LP. Metro Decay era formado por Yannis Maniatis (bateria), KP Mastoris (teclado e baixo) Antonis Maniatis (guitarra e voz). Sua grande apresentação foi na abertura para Birthday Party em setembro de 1982. Também apareceram em uma coletânea ao vivo com, Villa 21, CPT Nefos e Art Of Parties, gravado no Liceu de Atenas em março de 1984.
Ao longo da década de 80, surgiram muitas outras bandas como Headleaders, Fear Condition, Clown, The Reporters, Libido Blume, Moist Device, Rehearsed Dreams e South Of No North etc.. algumas podem ser encontradas nas belíssimas coletâneas Return Of The Creeps (Creep Records) e 12 Raw Greek Groups (Wipe Out! Records).
Naquele tempo, o único lugar para as bandas tocarem ao vivo era o clube Sofita em Plaka região de Atenas. Plaka foi onde começou toda cena underground da cidade. Em 1983 a política do governo anti-rock fechou todos os clubes de rock da região, além de Sofita, Mad e Skylab também foram fechados. Rebound foi o primeiro clube em Atenas a rolar um som mais voltado ao dark, mas em seu pico as autoridades também fecharam o clube. Também tiveram os clubes An e Rock Palais que foram os lugares mais comuns para as bandas tocarem ao vivo.
Neste tempo, muitas bandas Inglesas chegaram à Grécia para se apresentarem ao vivo e isso colaborou muito para o crescimento da cena. Nick Cave foi um choque quando se apresentou ao vivo no Rock Festival na Arena Esportiva em Setembro de 1982 com sua banda The Birthday Party (Australia). Bauhaus também se apresentou na Arena Esportiva no dia 14 de maio de 1983, a arena estava cheia com um público Punk e New Wave que ficou sem palavras pela encenação realizada por Peter Murphy e Daniel Ash. Everyone was desperate to dance and explode to some tune but Peter Murphy dazed all with his ritualistic dancing.Mais à frente também passaram por lá, The Damned, Siouxsie And The Banshees, Christian Death, Nick Cave & The Badseeds, entre outras.
Na Grécia a principal fonte underground para se comprar roupas e sapatos nos anos 80 era a loja Remember em Plaka, esta foi a única loja a importar roupas e sapatos da Inglaterra. A única divulgação musical na época era a revista Pop and Rock e muitos fanzines circulavam nesse período, concentrando-se na cena underground local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário