sábado, 5 de fevereiro de 2011

Clair Obscur Por : Tio-Chico

O Clair Obscur foi formado em 1981 pelos irmãos Christophe Demarthe (vocal),Nicolas Demarthe (guitarra)e seu amigo Thierry Damerval (baixo).O Clair Obscur batalhou no cenário musical com muita criatividade dentro da atmosfera noturna que dispensa influencias melódicas.
Seus shows são uma mistura de musicas,visuais e performances,sua referencia em palco consegue agradar ao publico por completo rapidamente ,conseguem espaço notório chegando a tocar em rádios independentes francesas.Em 1982 eles foram convidados para tocar no Cirque D´Hiver em Paris para o extinto selo French Magazine.
O primeiro vídeo deles foi gravado no mesmo ano com uma tiragem próxima de 7000 cópias que foi esgotada rapidamente .Em 1983 eles tocaram no Le Palace In Parisabrindo para o killing joke.
Em seus shows havia moveis e objetos domésticos em meio a baterias e anplíficadores unidos ao vivo .Seu primeiro single "Santa Maria" (foto)foi lançado no mesmo ano .Em 1984 lançaram um 12 single "Dansez"e fazem um show no Theatre Du Forum em Paris.Este show foi gravado pelo selo inglês Madmen em 1985 e foram homenageados numa matéria NME por suas musicas .
No ano de 1986 seu publico ja era enorme, deste modo que a Cathexis publicou o 12 single "Smurf In The Gulag" com um som meio industrial.
Em Outubro de 1986 no Theatre Déjazet em Paris ,veio o pretexto o aspecto bucólico instrumental e replicas de pinturas expressionistas que alegravam somente a destruiçao posimediata da banda .
Produto de outro LP em outra gravadora graças a radio nacional francesa "France Culture"gravado pela V.I.S.A (França)em 1988.Em 1989 Thierry sai da banda ,christophe compõe a musica performance para o drama de Sofocles "Antigone".Ja em 1990 novos musicos vindos do rock ,jazz e musica clássica juntam se a banda , eles tocam no evento L´etat du rock em Montpeller .
No ano de 1991 eles excursionam para tocar na austria,participam do festival Wiener Fest Wochen/Töne Und Gegentöne junto com artistas franceses como Louis Sclavis.No ano seguinte o album "Sanstitre"e lançado pela V.I.S.A e em 1993 eles decidem fazer um único show .
Passados treze anos apos o inicio da banda foram convidados para tocar no festival Pritemps de Bouges.O Clair Obscur tocou no festival alemão Treffen Em Leipzig.
em 1999 o grupo grava o albúm Nulle Ainde com o nome "CO2", depois disso eles param de tocar por alguns anos .
Após a ausência do cenário por alguns anos o Clair voltou em Novembro de 2004.Eles foram tocar no Heaven´s Gate em Strasbourg,o Kab de I´Usine em Genova o Locomotive em Paris...
Hoje o Clair só conta com os irmaõs Demarthe

pra conhecer melhor

Clair Obscur - Demos (1981)
http://rapidshare.com/files/116248150/ClairObscur_Demos1981.rar

Um comentário:

  1. Adorei a matéria do Clair Obscure, está de parabéns, pois está banda é demais.

    Amplexos,

    Cristiane

    ResponderExcluir